PILOTO PRIVADO DE HELICÓPTERO

A habilitação de Piloto Privado de Helicóptero constitui o primeiro passo na formação prática, sendo etapa básica e pré-requisito para os demais níveis desta carreira. Durante o PPH, o aluno aprende a pilotar a aeronave e a realizar todas as manobras e procedimentos necessários ao voo solo, além de praticar operações em situações de emergência simulada e voos de navegação.

Uma vez brevetado, o Piloto Privado está apto a pilotar sozinho aeronaves particulares, porém não pode ser remunerado nem atuar como piloto profissional prestando serviços a terceiros.

É exigido um mínimo de 35 horas de instrução para se obter a licença de PPH, e o check é realizado na escola, por checador próprio credenciado pela ANAC.

OBJETIVO:

O curso de Piloto Privado de Helicóptero, visa fornecer os subsídios práticos de que necessita um piloto privado de helicóptero para executar a pilotagem aérea com segurança e eficiência.

REQUISITOS:

  • Ensino médio completo;
  • Idade mínima – 18 anos, a serem completados até a data dos exames da ANAC para obtenção da licença de PP-H;
  • Certificado Médico Aeronáutico de 2a classe válido.

 

 

PILOTO COMERCIAL DE HELICÓPTERO 

A habilitação de Piloto Comercial de Helicóptero é a etapa prática seguinte ao PPH para aqueles que pretendem ser pilotos profissionais e para aqueles que desejam adquirir maior experiência e proficiência na pilotagem.

Durante o PCH, o aluno intensifica seus treinamentos básicos, aprofunda as habilidades em conduzir situações de emergência e pratica voos em rota de maior distância.

Através desta certificação, o piloto estará apto a realizar voos profissionalmente e ser remunerado pelos serviços prestados, sejam eles através de voos particulares, Táxi Aéreo, Aeromédico, Piloto Jornalistico, entre outros.

Completando as 100 horas de voo mínimas e sendo aprovado pelo avaliador da escola credenciado pela ANAC, o aluno terá a certificação de Piloto Comercial de Helicóptero, e poderá ingressar no mercado de trabalho.

OBJETIVO:

Formar o piloto comercial para a prestação de serviços de pilotagem, ingressando na Aeronáutica profissional em diversos campos, tais como voos particulares, Táxi Aéreo, Aeromédico, Piloto Jornalistico, entre outros.

REQUESITOS:

  •  Ensino médio completo (2º grau);
  • Idade mínima: 18 anos;
  • Possuir Licença de Piloto Privado;
  • Certificado Médico Aeronáutico de 1a classe válido.

 

 

INSTRUTOR DE VOO  DE  HELICÓPTEROS INVH 

O curso de Instrutor de Voo Helicóptero habilita o piloto a ministrar instrução prática em escolas e aeroclubes. O piloto precisará voar o mínimo 10 horas em aulas práticas para poder ser checado como instrutor de voo.

Após a conclusão do Curso de INVH, o piloto terá oportunidade de trabalhar como instrutor de voo em escolas ou aeroclubes, acumulando horas de voo sem pagar por elas e ainda ser remunerado.

 

OBJETIVO: O curso de Instrutor de voo habilita o piloto a ministrar instruções práticas e de Ground School.

REQUISITOS:

  • Segundo grau completo;Certificado Médico Aeronáutico de 1º classe válido;
  • Possuir a habilitação de Piloto Comercial.

 

 

GROUND SCHOOL ROBINSON R22​, R44, R66

Antes de iniciar o treinamento de voo em qualquer modelo de helicóptero, é necessário realizar o curso de ground school do modelo do equipamento. O Ground é o treinamento de solo dinâmico e totalmente aplicado ao modelo do helicóptero que será utilizado na instrução prática ou adaptação de voo. Baseia-se no Manual de Voo e versa sobre os procedimentos normais, de emergência, desempenho, limitações, peso e balanceamento, equipamentos opcionais, etc. A MH oferece os cursos de Ground School dos 3 modelos de aeronaves oferecidos pela Robinson Helicopter Company, R22, R44 e o novíssimo modelo a turbina, R66.

OBJETIVO: O Ground School é obrigatório para voar cada novo modelo de helicóptero. O curso faz a adaptação teórica do piloto de helicóptero à aeronave, familiarizando-o com as características do novo equipamento. Além da operação, o piloto obtém conhecimento básico de célula e seus conjuntos mecânicos, sistemas e motor.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Descrição dos sistemas da aeronave
  • Limitações
  • Desempenho
  • Peso e balanceamento
  • Procedimentos normais e de emergência
  • Equipamentos opcionais
  • Aeronaves disponíveis: R22 / R44 / R66